Levar cor para os ambientes pode ser mais fácil (e estimulante) do que você imaginava. As cores mexem com a energia e transmitem diferentes sensações. Então, é só escolher qual combina mais com cada espaço.
ENTRE O CÉU E O MAR
Levar os azuis para casa é como encher os espaços de paz. Como toda cor fria, o azul acalma os ânimos. Na decoração os tons minerais como a turquesa, opalina e lápis lazuli podem ser combinados e usados em profusão. O resultado depende das composições: quando incorporados em listras, o efeito náutico se impõe, já em tie dye e em geométricos orientais, pode levar para o clima boho chic .
Dica: não tenha medo de mesclar estampas e texturas e mergulhar no azul. A cor e todos os seus matizes estão com tudo se você quer aquela sensação de muuuiita tranquilidade. Para criar aconchego, não se esqueça de esquentar o decor com materiais naturais.
Cores para harmonizar:
1-Branco: sempre! A combinação é um clássico indiscutível da decoração. Pode quebrar a alvura com o off-white, que também dá certo.
2-Amarelo: cores opostas sempre são bem-vindas. Pode ser polvilhado nas estampas, em objetos decorativos, ou mesmo num arranjo de flores, o amarelo complementa o azul às maravilhas.
3-Vermelho: nem dá para discutir, a combinação (junto com o branco) já faz parte da tradição do decor. Para não dar muita bandeira (literalmente), pode levar o vermelho para o bordô ou chegar ao coral alaranjado.
Tecidos e almofadas: Sttillo Rio
Ambiente: www.decocool.com
RADIANTES COMO GIRASSÓIS
Alegria, alegria! O amarelos e laranjas enchem os espaços de vibração e energia. Essas cores felizes podem ser usadas pontualmente, para criar focos de atenção, ou mesmo generosamente, para criar ambientes estimulantes.
Dica: não exagere nessas cores em lugares reservados ao relaxamento. Nesses espaços dê preferência ao uso dos tons solares em acessórios como almofadas, quadros e móveis.
Cores para harmonizar:
1-Branco e cinza: como na vida, para dar certo, as cores precisam de boa companhia. Com o branco e/ou cinza, principalmente o amarelo, ganha um efeito muito atual. A combinação está fazendo sucesso entre os antenados.
2- Preto/ índigo/castanho: ao compor um ambiente com tons escuros, você pode levar energia introduzindo pontos de amarelo e laranja.
Tecidos e almofadas: Sttillo Rio
Ambiente: www.mydomain.com
NATURALMENTE…
Poucos encontros são mais perfeitos do que o azul do mar com a areia da praia. Essa harmonia dos tons da natureza deixa tudo mais acolhedor. As variações do areia vão do camurça ao off-white e se integram com as madeiras de todos os tons. Junto com o azul, a composição de tonalidades orgânicas fica, ao mesmo tempo, singela e elegante.
Dica: para reforçar o clima de aconchego, opte por tecidos de composição com fibras naturais e texturas como o tricô. O jeans também entra na família do azul e tem uma levada moderna. Folhagens e flores completam o look.
Cores para harmonizar:
1-Branco: em parceria com os areias e terrosos fica um luxo.
Tecidos e manta: Sttillo Rio
Ambiente: www.remodelista.com
O NOME DIZ TUDO: É ROSA SHOCKING
Marcante e sedutora, a cor é presença constante nos ambientes femininos de todas as idades. Agora, para quem gosta de ousadia, o pink pode estar na área social, em uma peça de destaque como uma chaise longue. Em meio a uma decoração de tons neutros, ela fica um escândalo de bacana.
Dica: não precisa abusar da cor. Ela fica maravilhosa em colchas e almofadas, que podem (e devem) ter mistura de padrões e texturas (sem medo de ser feliz!). Estofado em cadeiras e compondo detalhes em cortinas e adornos, o rosa é pura sedução.
Cores para harmonizar:
1-Branco: mais uma vez ele combina lindamente e pode ser usado em profusão para acentuar os detalhes em rosa.
2-Verdes: do acqua ao musgo, eles são cores opostas que fazem um belo contraponto às variações do magenta ao pink.
3- Amarelos e laranjas: aí, sim a energia vai às alturas!
Tecidos: Sttillo Rio
Ambiente: www.shelterness.com